Alfabetização Motora


Objetivos

O trabalho de Alfabetização Motora da ANKP visa dar ferramentas à criança através de exercícios específicos, tendo como objetivo futuro a preparação competitiva na área de Kata ou Kumité. Este Modelo Metodológico e Competitivo apresenta uma orientação pedagógica e formativa e assume como eixo, os conteúdos inerentes ao Programa de Desenvolvimento Desportivo Integrado (PDDI) das Seleções Nacionais da FNKP.

São treinos multidisciplinares, destinados a crianças dos 5 aos 11 anos, que visam a avaliação do fator de treino físico, capacidades coordenativas (agilidade, coordenação, equilíbrio e destreza) e capacidades condicionais (flexibilidade muscular e articular, velocidade de execução, velocidade de reação, força rápida, impulsão vertical e horizontal), através dos vários exercícios propostos em cada treino e adaptados à faixa etária e capacidades físicas da criança.

O trabalho destas metodologias de treino evoluem para um conhecimento das noções básicas do treino técnico, posição base fundamental para o kihon-kata, posição do trem superior (organização postural do tronco, cabeça e orientação dos Membros Superiores e mão), e posição base fundamental em Kumité (organização segmentar, postura do tronco, cabeça, grau de flexão e orientação dos Membros Inferiores, amplitude entre os membros, grau de flexão e orientação dos Membros Superiores). À medida que as competências aumentam, inicia-se uma avaliação do fator de treino tático, análise e tomada de decisão através de jogos adaptados, avaliação do fator de treino psicológico. Estes trabalhos têm como objetivo não só melhorar as competências atléticas das crianças, mas também fortalecer o seu desenvolvimento integral, proporcionando uma base sólida para futuras atividades desportivas e melhorando a sua qualidade de vida geral.

Estes trabalhos vão potenciar positivamente a criança quer para os objetivos competitivos de longo prazo, como para a sua qualidade de vida diária. Ao trabalhar em habilidades motoras desde tenra idade, a criança estará melhor preparada não apenas para competições, mas também para enfrentar desafios físicos e mentais em sua vida cotidiana, cultivando hábitos saudáveis, autoestima e disciplina.